quinta-feira, 23 de agosto de 2007



De olhos bem fechados

Antes de se casar com a atriz Katie Holmes, o ator Tom Cruise dividiu o cobertor com Nicole Kidman e Penélope Cruz. Mas a separação que nocauteou a imagem do astro de Missão Impossível foi outra. Em 2005, ele demitiu a relações-públicas Pat Kingsley, espécie de pitbull de famosos, que moldou a carreira de Cruise por quatorze anos. Graças à sua permanente orientação, ele se tornou um dos mais bem-sucedidos atores de sua geração, sempre com um belo sorriso estampado no rosto. Desde a demissão de Kingsley, não foram poucos os deslizes públicos de Cruise. Ele declarou seu amor por Katie Holmes dando pulinhos no sofá do programa de Oprah Winfrey, arrumou briga com a atriz Brooke Shields por ela usar antidepressivos e virou o seguidor mais chato da Cientologia. Criada nos anos 1950 por um autor de livros de ficção científica, a seita acredita que o homem é a reencarnação de ETs. Sem constrangimento, Cruise fala no assunto sem parar. Nada que seja condizente com a imagem de bom menino do cinema americano que caracterizou os primeiros anos de sua carreira.
Episódios como esses não aconteciam nos tempos em que Cruise tinha suas aparições orquestradas por Kingsley, uma americana nascida na Carolina do Norte, hoje com 75 anos de idade. Figura das mais poderosas de Hollywood, ela fundou sua empresa em 1987 e, desde então, cuidou da imagem de pesos-pesados como Al Pacino, Jodie Foster, Tom Hanks e Meryl Streep. Kingsley ficou conhecida no meio por ser linha dura. Seu escritório determina a exposição que cada cliente vai ter, o número de capas de revista em que ele vai aparecer, como sairá nas fotos e, pior, sobre o que pode ou não falar. Religião, anorexia, homossexualismo — tudo isso está devidamente vetado. Para ela, o sucesso de cada celebridade é proporcional a seu silêncio. "Informações novas, em geral, são controversas", costuma dizer. Sábias palavras.


Os mandamentos da imagem
Qualquer um pode imprimir uma marca pessoal, desde que siga algumas regras inescapáveis do mundo do marketing. Veja quais são:
1. Não crie uma falsa imagem. Apenas valorize o que você tem de único
2. Não subestime encontros triviais. Uma imagem é construída no dia-a-dia
3. A reputação é sua moeda de troca no mercado de trabalho. Avalie constantemente a sua
4. Uma marca pessoal tem que evoluir sempre. Esteja antenado sobre os novos rumos do mercado de trabalho
5. Seja global e conheça diferentes culturas
6. Apresentar idéias criativas com elegância conta mais que reunir uma batelada de dados estatísticos
7. Ao invés de problemas, apresente soluções
8. Elimine da internet tudo que não deva ser visto por potenciais chefes ou clientes
9. Conheça seus competidores diretos para saber como se destacar na comparação
10. O Powerpoint, vício do mundo corporativo, dá um ar profissional às apresentações, mas precisa mostrar conteúdo relevante
11. Uma embalagem não salva um produto ruim. Estude.
Fonte: Revista VEJA

Nenhum comentário: